Relação
Das
Náos e Armadas da India
Com
os successos dellas que se puderam saber,
Para
Notícia e instrucção dos curiozos, e amantes
Da
Historia da India

(British Library, Códice Add. 20902)


Bibliografia – Leitura e anotações de Maria Hermínia Maldonado, obra publicada pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, 1985

Nas próximas semanas, por aqui irei transcrevendo diariamente uma relação de algumas das viagens da “Carreira da Índia” – abarcando um horizonte temporal correspondente aos seus primeiros 50 anos, de 1497 a 1547 -, a partir da obra citada, em que Maria Hermínia Maldonado faz a transcrição e comenta o texto do Códice Add. 20902 da British Library, um manuscrito que apresenta das mais importantes relações das armadas que em cada ano corporizaram a “Carreira da Índia” (por, em efeito, se tratar de duas relações “sobrepostas”, como nota Luís de Albuquerque na introdução a esta edição), material de estudo sob múltiplas perspectivas, nomeadamente: histórica, linguística, náutica e sociológica.

Esta relação, cobrindo o período de 1497 a 1653, foi em boa parte compilada por ordem de D. António de Ataíde (1567 – 1647), responsável por parte das suas anotações, tendo sido continuada depois por escribas não identificados, sendo a única relação conhecida compilada e anotada por um antigo capitão-mor da Carreira da Índia.

Nas palavras da responsável pela transcrição, “Antes de iniciar a transcrição do códice, foi nossa preocupação analisar as suas características específicas e tentar conciliar a fidelidade ao texto com o desejo de o tornar acessível à leitura”, tendo sido seguidas de perto as Normas gerais de transcrição e publicação de documentos e textos medievais e modernos do  Prof. Doutor Avelino Costa.

Com a presente publicação no formato blogue – para além de potenciar as suas características diarísticas por via desta ferramenta de edição – pretendo também contribuir para  uma maior divulgação da referida obra, a qual, na sua edição de 1985 pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, teve uma tiragem de apenas 1 000 exemplares.

P. S. Outra relação de armadas que partiram para a Índia, entre 1509 e 1640, está disponível aqui (publicada por Paulo J. A. Guinote).

Anúncios