A finalizar esta primeira semana, de apresentação do Carreira da Índia, a sucessão de comentários e e-mails repletos de simpáticas palavras de incentivo acrescem a minha responsabilidade e necessidade de observância de rigor.

Ao decidir publicar um blogue, estamos implicitamente a aceitar alguma forma de exposição; talvez seja o momento oportuno para fazer aqui um “disclosure”, traduzido em alguns pequenos esclarecimentos, numa espécie de “ponto da situação”:

– Não tenho qualquer formação específica, nem actividade profissional, académica ou de outra natureza relacionada nem com a Literatura, nem com a História.

– Este blogue é apenas o fruto da minha curiosidade em procurar saber mais sobre estas (e outras…) temáticas (como acontece aliás no Memória Virtual e, já antes, no “Da Vinci), potenciado pelo entusiasmo que manifesto perante as faculdades proporcionadas por esta ferramenta de publicação.

– O seu conteúdo é limitado pelo (escasso) tempo disponível para as pesquisas que vou realizando, assim como pelo material bibliográfico a que tenho acesso.

– Por fim, é ainda condicionado pela característica intrínseca associada à publicação em formato blogue, que apela tendencialmente a artigos de reduzida extensão, necessariamente sucintos, pelo que não deverá ser expectável que os temas sejam desenvolvidos em profundidade.

Em resumo, não tendo qualquer tipo de pretensão de cariz “científico”, espero poder continuar a contar com as vossas visitas e a partilhar convosco o prazer que vou retirando da publicação deste blogue. Renovo os meus agradecimentos a todos!

