O Presidente da República preside hoje à inauguração da Casa de Vasco da Gama e do Museu de Sines, no Castelo da cidade onde nasceu o navegador, cuja vida será ‘contada’ através de uma instalação multimédia.

[…]

A inauguração conta ainda com as apresentações musicais de Paulo Sousa (em representação da música da Índia), Mestre Galissa (Guiné Bissau) e vários agrupamentos da Escola das Artes de Sines, que se prolongarão até cerca das 15h00.

Na data em que Sines assinala 646 anos desde a sua elevação a vila por D. Pedro I, é aberta ao público a Casa virtual de Vasco da Gama, concebida pela empresa YDreams. O espaço, instalado na Torre de Menagem, local apontando como berço do navegador que descobriu o caminho marítimo para a Índia, constituirá um centro de evocação da vida e das viagens de Vasco da Gama e dos Descobrimentos Portugueses, recorrendo a uma instalação multimédia.

A biografia de Vasco da Gama, os espaços onde habitou no Castelo e as suas viagens pioneiras, com enfoque no contributo que tiveram para a criação do mundo moderno, serão apresentadas virtualmente, «dada a escassez de objectos que pudessem ser reunidos num trabalho mais tradicional».

Com um carácter interactivo, que permitirá ao visitante escolher o que quer explorar em cada fase do percurso, a instalação estará ainda preparada para receber todos os níveis etários, além de visitantes cegos e surdos.

O novo Museu da cidade, inaugurado na mesma ocasião, ocupará o rés-do-chão e o primeiro piso do Paço dos Governadores Militares (Alcáçova do Castelo), que servirá a partir de então de cenário a uma viagem por Sines ao longo do século XX, através de uma exposição que aí ficará patente até ao final de 2009.

[…]

Lusa/SOL

Anúncios