VI – Os Centenários

Entre catálogos de exposições, números de jornais e periódicos, geralmente em número único, editados por ocasião dos centenários de Vasco da Gama (1898, 1924 e 1969), mas também da morte do Infante D. Henrique (1960), contámos 34 títulos, o que constitui certamente apenas uma pequena amostra do que existe.

O exemplo mais interessante das obras deste tipo é o volume organizado por Juliette Adam, em 1898, numa edição patrocinada pelo próprio rei D. Carlos, embora em língua francesa. Trata-se de um álbum de homenagem dos intelectuais franceses a Vasco da Gama, consistindo num conjunto de escritos e gravuras criados expressamente para este fim.

O pequeno estudo de Maria da Conceição Vilhena, “Mistral et Vasco da Gama” (cf. Secção I), trata sucintamente de diversos aspectos e edições do centenário de 1898.

Paulo Jorge de Sousa Pinto e Ana Fernandes Pinto. “Vasco da Gama na História e na Literatura – Ensaio Bibliográfico” In Mare Liberum, nº 16, Dezembro 1998, Lisboa, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, pp. 135-174

Advertisements