Militar (?-Calecute, 1510). Marechal do Reino ao serviço de D. Manuel I, foi enviado para a Índia com a missão de defender os direitos de Afonso de Albuquerque, que, apesar de ter sido nomeado governador daquela possessão portuguesa, fora preso pelo vice-rei Francisco de Almeida. Chegado ao Oriente no Outono de 1509, conseguiu a libertação do governador, participando, no ano seguinte, na tentativa de conquista de Calecute. Porém, durante a retirada, ao tentar destruir a cidade, foi morto, enquanto Afonso de Albuquerque ficava gravemente ferido. Em reconhecimento pela sua bravura e determinação como militar, em 1507 D. Manuel conferiu-lhe a capitania da ilha Graciosa.
(via “História de Portugal – Dicionário de Personalidades” (coordenação de José Hermano Saraiva), edição QuidNovi, 2004)
14 Junho 2007 at 11:06
[…] Capitão de Arzila de 1490 a 1514 (?-1522). Filho de Fernando Coutinho, alcaide-mor de Pinhel, e de Joana de Castro, era conde de Borba, título que recebeu por ter revelado a D. João II a traição do duque de Viseu. Foi alcaide-mor de Estremoz e de Santarém, mas por razões desconhecidas em 1488 foi degredado para Arzila. Entre os grandes feitos que praticou, conta-se a captura do alcaide de Alcácer Quibir, sendo-lhe por isso concedida, em 1490, a capitania de Arzila. Em 1513, participou na conquista de Azamor, regressando pouco depois ao reino, após a entregar a capitania de Arzila a seu filho João. Recebeu ainda o título de comendador de Almourol da Ordem de Cristo e, em 1500, passou a ser o 1º conde de Redondo. […]